Aberto período de exercício de apresentação da reserva das Forças armadas, confira.

forcasarmadas

Ao ser incluído na reserva, o Reservista permanecerá na disponibilidade por prazo fixado pelos Comandos Militares, de acordo com as necessidades de mobilização”, atualmente, o prazo é de 5 (cinco) anos. Durante o período passado na disponibilidade, deverá estar em condições de atender mais prontamente a uma convocação, pelo que ficará diretamente vinculado à organização militar onde prestou o Serviço Militar ou outra que lhe tiver sido indicada. Quem serviu à Marinha, Exército ou Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro.

Atenção: Este comunicado não se aplica aos que foram Dispensados do Serviço Militar Inicial.

IMPORTANTE!

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, sendo que aqui em Alambari está localizada à Rua Prof. José Wlademir Noronha de Oliveira, 150, no centro. Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

Como fazer a apresentação no EXAR?

1. Pessoalmente: no período de 9 a 16 de dezembro (de segunda a sexta-feira das 08h00 às 14h00) na Junta de Serviço Militar de Alambari, rua José Vlademir Noronha de Oliveira, 150 B, centro, Alambari. (Ao lado da Biblioteca Municipal). Informações: 15 3274-1633.
  2.  Pela Internet: 1º de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019, acessando os sites específicos da Força que o Reservista serviu.

opção pela internet deve ser feita a partir dos seguintes sítios eletrônicos:

Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.mar.mil.br/exar

No caso do Exército e dos Reservistas da Aeronáutica , o endereço é www.exarnet.eb.mil.br

Quem deverá realizar o EXAR ou EXARNET?

1. Oficiais e praças de carreira transferidos para a Reserva Remunerada;
    2. Oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente;
    3. Oficiais e praças temporários licenciados, portadores de Certificados de Dispensa de
    Incorporação (CDI) classificados em “Situação Especial”;
    4. Reservistas de 1ª e 2ª Categorias, licenciados nos últimos cinco (05) anos; e
    5. Aspirantes-a-oficial R/2 concludentes de OFOR licenciados nos últimos cinco anos.

Junta de Serviço Militar de Alambari, atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 14h00, rua José Vlademir Noronha de Oliveira, 150 B, centro, Alambari. (Ao lado da Biblioteca Municipal). Informações podem ser obtidas pessoalmente ou através do telefone (15) 3274-1633.