Prefeitura realiza campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Prefeitura de Alambari, através da diretoria de Saúde dá início neste sábado (04), na campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Todas as crianças de um ano a menores de 05 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal, Campanha de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo vai até o dia 31 de agosto. Nos dias 4 e 18 de agosto são os dias de mobilização na UBS Central e na UBSF do bairro Tatetu das 08:00 às 16:00 horas, quem não comparecer no dia 04, deverá se apresentar para vacinação no dia 18. Mesmo as crianças com carteira de vacinação em dia devem vacinar durante a campanha, adultos com indicação da vacina devem procurar as unidades de saúde durante a semana, pois não serão vacinados nos dias de mobilização.
A UBS Central de Alambari atenderá aos adultos em horário prolongado até às 19:00 horas de segunda a sexta feira no período de 06 a 31 de agosto. Em todas as faixas etárias é fundamental trazer a carteirinha de vacinação.

Sarampo

No mundo, há registros de casos de sarampo em alguns países da Europa e das Américas. Em 2017, foram 173.330 casos registrados. Em 2018 (até maio), 81.635 casos confirmados, a maioria em países do Sudeste Asiático e Europa. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Até o dia 25 de julho, foram confirmados 822 casos no Amazonas e em Roraima. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).  O reaparecimento da doença está relacionado às baixas coberturas e a presença de venezuelanos no país, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela.

Poliomielite

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

Vacinação gratuita contra a Poliomielite e Sarampo em Alambari.

Dias 4 e 18 de agosto, mobilização.

UBS Central e na UBSF do bairro Tatetu das 08:00 às 16:00 horas.

Campanha geral de 04 a 31 de agosto de 2018.

UBS Central horário prolongado de vacinação até as 19:00 horas e na UBSF do bairro Tatetu até as 16h00.

Maiores informações através do 15 3274-1333.