Prefeitura realiza campanha Julho Amarelo para vacinação hepatite B e testes gratuitos

hepatite

A Prefeitura de Alambari, através da Diretoria de Saúde realiza a campanha Julho Amarelo de vacinação contra hepatite B, e testes para detecção de hepatite C nas unidades de saúde do município.  A campanha em todo Estado de São Paulo acontece de 15 a 30 de julho e faz referência ao “Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais”, que é celebrado no 28 de julho, dia em que acontece a intensificação da vacinação e dos testes nas UBS Central e na UBSF do bairro Tatetu, das 08h00 às 15h00. A vacinação e os testes são gratuitos, os interessados devem procurar a unidade de saúde portanto a carteirinha de vacinação.

Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose e carcinoma hepatocelular. O Ministério da Saúde estima que 0,7% da população, entre 15 e 69 anos, no Brasil teve contato com o vírus da hepatite C. O que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas. Desses, estima-se que quase 700.000 pessoas tenham a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde, cinco são os tipos mais comuns de hepatites virais (A,B,C,D e E).

Maiores informações podem ser tiradas nas unidades de saúde ou através do telefone 15 3274-1333.